Experiências familiares crioulas no contexto da diáspora africana
PDF

Palavras-chave

Experiências familiares
Descendentes de africanos
Diáspora.

Como Citar

SEGHETTO, Gabriel Antonio Bomfim; RODRIGUES, Aldair Carlos. Experiências familiares crioulas no contexto da diáspora africana: tráfico negreiro, trajetórias e rupturas (Mariana, 1701-1750). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018469. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/469. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O tema deste projeto são as experiências familiares da população classificada no período colonial como crioula ("crioulo", "crioula", "crioulinho", "crioulinha"). O seu foco é o impacto do comércio negreiro nos processos de ruptura, composição e recomposição de laços familiares dos descendentes de africanos nascidos na América portuguesa, sem desconsiderar as suas relações com outros segmentos demográficos, sobretudo os africanos escravizados que eram importados constantemente para a Colônia. Interessa recuperar a dimensão humana destas dinâmicas marcadas por profundas rupturas dos laços de parentesco. A principal contribuição deste projeto para o campo historiográfico onde se insere são os aportes e avanços que trará para o conhecimento da complexidade das vivências dos descendentes de africanos (crioulos) na experiência histórica mais ampla da diáspora.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018469
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.