Regulação epigenética em genes marcadores de diferenciação osteogênica, em células multipotentes do ligamento periodontal com diferentes potenciais osteogênicos
PDF

Palavras-chave

Epigenética
Células mesenquimais
Diferenciação osteogênica.

Como Citar

RACCA, Francesca; ANDIA, Denise Carleto; ASSIS, Rahyza Inácio Freire de; RUIZ, Karina Gonzales Silverio; SALLUM, Enilson Antonio; NOCITI JUNIOR, Francisco Humberto. Regulação epigenética em genes marcadores de diferenciação osteogênica, em células multipotentes do ligamento periodontal com diferentes potenciais osteogênicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018461. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/461. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Células multipotentes do ligamento periodontal de humanos (PDLSCs) podem dar origem ao tecido ósseo e são candidatas promissoras ao reparo periodontal e em terapias regenerativas em doenças ósseas. No entanto, algumas PDLSCs apresentam diferentes potenciais osteogênicos, o que pode estar relacionado à baixa previsibilidade e alta variação em resultados de regeneração óssea. O fenótipo celular é determinado por mecanismos, entre eles destacam-se a regulação de genes linhagem-específica, marcadores de multipotencialidade e mecanismos epigenéticos. Porém, esses mecanismos não estão completamente elucidados e ainda não se sabe as razões biológicas para que PDLSCs apresentem potenciais osteogênicos distintos. Portanto, para a aplicação segura das PDLSCs em ensaios clínicos futuros, é preciso melhor entender a osteogênese nestas células. O objetivo foi produzir resultados que preenchessem lacunas no conhecimento da diferenciação osteogênica, avaliando o impacto da osteogênese em marcadores de multipotencialidade e de linhagem específica, em PDLSCs com potenciais osteogênicos distintos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018461
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.