Validação de conteúdo de uma estratégia baseada em teoria para promover a atividade física entre coronariopatas
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
Estudos de validação
Doença das coronárias.

Como Citar

NAGAHAMA, Flávia Tamy; JOAO, Thais Moreira Sao; RIBEIRO, Gabriela Rodrigues; CORNÉLIO, Marilia Estevam; RODRIGUES, Roberta Cunha Matheus. Validação de conteúdo de uma estratégia baseada em teoria para promover a atividade física entre coronariopatas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018457. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/457. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morbimortalidade no país e no mundo, com destaque para a doença arterial coronária (DAC). O sedentarismo é relevante fator de risco para a progressão da doença e a prática regular de atividade física (AF) faz parte das ações para prevenção e reabilitação da DAC. Esse estudo teve como objetivo validar o conteúdo de um instrumento para oferecimento de uma intervenção para promoção de caminhada na DAC; e pré testá-lo junto à população alvo. Para a validação, o comitê de especialistas foi composto por 5 experts que avaliaram o instrumento quanto à clareza, pertinência e abrangência. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que mensura a proporção ou porcentagem de experts em concordância acerca dos aspectos e itens do instrumento. De acordo com os especialistas, 9 itens apresentaram IVC?0,8 e 6 itens apresentaram IVC<0,8, que foram revisados e alterados, respeitando as sugestões. A amostra do pré-teste (n=30) foi composta por homens (90%), com 62,6 anos; brancos (72%), com Síndrome Coronariana Aguda sem supradesnivelamento de segmento ST e sem necrose (70%); dislipidêmicos e hipertensos. Não houve sugestões para modificação do instrumento por parte dos respondentes. Conclui-se que essa pesquisa possibilitou a criação de um instrumento com boas evidências de validade de conteúdo, a ser utilizado para o oferecimento da intervenção junto à sua população alvo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018457
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.