Avaliac?a?o de ferramentas de ana?lise de vulnerabilidades para criptografia
PDF

Palavras-chave

Criptografia
Programação segura
Secure coding.

Como Citar

SILVÉRIO, Flávia Bertoletti; DAHAB, Ricardo. Avaliac?a?o de ferramentas de ana?lise de vulnerabilidades para criptografia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018450. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/450. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Há pelo menos vinte anos, estudos têm revelado que vulnerabilidades em softwares criptográficos são causadas principalmente por defeitos de implementação e pela má gestão de parâmetros criptográficos. Assim, parece ser mais fácil e prático para os atacantes cibernéticos procurarem por falhas não apenas nas implementações em software de algoritmos criptográficos, mas também, e às vezes principalmente, nas camadas de software que encapsulam, circundam ou utilizam as implementações criptográficas.
Ferramentas de análise de vulnerabilidades são incompletas, defeituosas e sem interseção entre suas regras de varredura, de modo que somente um conjunto bem escolhido de ferramentas é capaz de oferecer redundância e diversidade, promovendo a tolerância a falhas no desenvolvimento de software criptográfico. Além disso, ferramentas de análise de vulnerabilidades parecem não ser efetivas na resolução de problemas de segurança associados ao mau uso de criptografia. Existe uma lacuna entre o que os especialistas consideram como práticas ruins de programação de sistemas criptográficos e o que as ferramentas disponíveis atualmente são de fato capazes de detectar.
O objetivo deste projeto é realizar um estudo sobre as práticas ruins de criptografia detectadas por ferramentas de análise de vulnerabilidades e como programadores não especialistas são levados a utilizar criptografia de modo incorreto apesar de apoio ferramental.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018450
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.