Influências da universidade no empreendedorismo acadêmico e no desenvolvimento regional do estado de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Empreendedorismo acadêmico
Geografia do empreendedorismo
Desenvolvimento regional.

Como Citar

SANTOS, Filipe Scorsatto dos; FISCHER, Bruno Brandao. Influências da universidade no empreendedorismo acadêmico e no desenvolvimento regional do estado de São Paulo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018449. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/449. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Dado o crescente número de empreendedores acadêmicos no Brasil, o trabalho teve como objetivo demonstrar a influência da universidade quanto à escolha do local para a abertura do empreendimento, se elas acabam atuando ou não como um fator de retenção ou atração destes indivíduos no estado brasileiro de São Paulo. Ainda foram explorados mais alguns fatores, como a região do estado em a universidade está inserida e se o comportamento é uniforme diferentes instituições.
O ambiente universitário faz com que novos empreendedores permaneçam próximos ao local onde tiveram a sua formação acadêmica? O objetivo da metodologia estabelecida foi aproximar, através da base de dados do Programa PIPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) referente ao período de 1998 a 2018, resultados que respondessem a essa pergunta, verificando se universidades funcionam como um fator de retenção ou atração para essas novas empresas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018449
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.