Pesquisa e produção de modelos tridimensionais para ensino de geociências
PDF

Palavras-chave

3-D visualization
Teaching-learning
Paraná Basin.

Como Citar

SANTOS, Filipe Constantino dos; CARNEIRO, Celso Dal Re. Pesquisa e produção de modelos tridimensionais para ensino de geociências: maquete da bacia de São Paulo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018448. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/448. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A modelagem tridimensional tem sido objeto de pesquisas em vários campos do conhecimento, tanto básicos como aplicados. No campo das Geociências, as possibilidades ilimitadas de aplicação desafiam a imaginação e a criatividade dos pesquisadores. Ao mesmo tempo, oferecem grande desafio educacional, porque proporcionam a professores e estudantes o acesso a novas técnicas de representação capazes de estimular o desenvolvimento de visão espacial. Este projeto de modelagem 3D focaliza a bacia sedimentar de São Paulo, cujas informações de subsuperfície achamse em volume suficiente e adequado para produção de arquivos compatíveis com impressão 3D. O objetivo é compor material didático e de exposição, dividido em duas partes: o arcabouço da bacia (embasamento) e o preenchimento sedimentar. Os dados primários são mapas e perfis geológicos do pacote estratigráfico regional. A principal dificuldade enfrentada na pesquisa foi criar o primeiro modelo em ambientes e programas computacionais cujas licenças estejam disponíveis na Universidade. Essa etapa é indispensável para imprimir o modelo em 3D.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018448
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.