Análise da toxicidade de lodo de esgoto em sementes
PDF

Palavras-chave

Lodo de esgoto
Toxicidade
Sementes.

Como Citar

MAKIYAMA, Fernanda Tiemi; PIRES, Marta Siviero Guilherme; POLETTI, Elaine C. C. Análise da toxicidade de lodo de esgoto em sementes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018437. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/437. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O aumento na geração de lodo de esgoto traz consigo a necessidade de uma destinação final ambientalmente adequada. Rico em matéria orgânica e nutrientes importantes para o desenvolvimento das plantas, uma alternativa viável seria a disposição desse resíduo em solo agrícola. A possível presença de metais potencialmente tóxicos, patógenos e compostos orgânicos persistentes no lodo pode, contudo, trazer riscos ao meio ambiente e à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi avaliar, a partir de testes de fitotoxicidade, a toxicidade do lodo de esgoto fresco, lodo de esgoto estocado por um período de 35 dias e fertilizante químico em sementes de hortaliças, e comparar a sensibilidade entre as espécies vegetais utilizadas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018437
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.