Diabetes Mellitus
PDF

Palavras-chave

Diabetes Mellitus tipo 2
Obesidade
Síndrome metabólica.

Como Citar

SOUSA, Bruna Foroni de; REGINA, Maria Cristina de Oliveira. Diabetes Mellitus: como fator de risco para doenças cardiovasculares. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201843. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/43. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A Diabetes Mellitus, sobretudo, a Diabetes Mellitus tipo 2 é considerada uma grande epidemia do século XXI e um problema de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento. O recente aumento de portadores de Diabetes Mellitus é atribuído ao envelhecimento da população, ao estilo da vida atual, aos hábitos alimentares, a inatividade física e obesidade. Por outro lado, houve avanços ao tratamento, o que proporcionou maior sobrevida aos portadores de Diabetes Mellitus, porém, as chances de desenvolver complicações crônicas e comprometimentos da doença, aumentaram, em especial àqueles que não aderem completamente ao tratamento e estão em constante exposição à hiperglicemia. Trata-se de um revisão bibliográfica com artigos científicos publicados no período de 10 anos antecedentes ao ano de 2018. Serão comparados metodologias, distribuição por gênero, idade, escolaridade, renda, hábitos alimentares e estilo de vida. Há relação entre a obesidade e a síndrome metabólica e fica sugerido que a síndrome metabólica antecipa o desenvolvimento da Diabetes Mellitus tipo 2, a qual vem ocorrendo de forma mais precoce. Na ausência ou no controle insuficiente quer da síndrome metabólica, e a posteriori, na Diabetes Mellitus tipo 2 tem-se como uma das consequências mais importantes os comprometimentos micro e macrovasculares, dentre os quais enfatizaremos a aterosclerose e o infarto do miocárdio.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201843
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.