Identificação e análise dos fatores críticos de sucesso da certificação por indicação geográfica para produtores de café
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Palavras-chave

Qualidade
Competitividade
Arranjos produtivos.

Como Citar

BELLINI, Felipe Bellodi; PATINO, Marco Tulio Ospina; ESPINDOLA, Aloísio dos Santos; PASETO, Luísa Amélia. Identificação e análise dos fatores críticos de sucesso da certificação por indicação geográfica para produtores de café. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018405. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/405. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A Indicação Geográfica (IG) constitui mais que um mecanismo de proteção aos agricultores e traduz o conceito de qualidade conferida aos produtos considerando as características ambientais, sociais e econômicas da uma região produtora. Este mecanismo, materializado por um signo de identidade geográfica, determina diferenciação e agregação de valor e é um processo complexo que necessita intenso esforço de governança, cooperativismo e associativismo. Com o objetivo de buscar e analisar os fatores críticos de sucesso para o aumento da competitividade no processo de identificação geográfica para os produtores de café da Região de Pinhal (certificada recentemente), foi possível observar que a região apresenta a produção e comercialização de cafés de qualidade, com características históricas próprias que a diferenciam e conferem identidade própria ao produto, proteção ao produtor e desenvolvimento econômico regional e nacional. A identificação e análise desses fatores e aspectos, foi realizada por meio de uma análise histórica da cadeia do Café da Região de Pinhal em revistas e no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), também identificando os impactos e desafios da IG por meio de levantamento bibliográfico.
A análise dos fatores críticos de sucesso determinados pela IG foi realizada por meio da estruturação de um questionário aplicado junto a produtores da região, seguindo o modelo de Analytic Hierarchy Process (AHP).

https://doi.org/10.20396/revpibic262018405
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