Um estudo sobre o híbrido simulação-otimização e seus impactos em sequenciamento de tarefas
PDF

Palavras-chave

Simulação-otimização
Pesquisa operacional
Sequenciamento de tarefas.

Como Citar

FRANCESCHINI, Felipe Augusto; AZEVEDO, Anibal Tavares de; CABELLO, Otávio Gomes. Um estudo sobre o híbrido simulação-otimização e seus impactos em sequenciamento de tarefas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018404. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/404. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Pesquisas na área de simulação-otimização (SO) têm ganhado espaço no meio acadêmico. A possibilidade de busca por melhorias (otimização) e a simulação de resultados otimizados motivam este trabalho a compreender aplicações para este híbrido. Resultados preliminares indicam melhorias no tempo médio das tarefas quando um sequenciamento otimizado é utilizado como semente para o simulador. O estudo propõe a combinação SO para além de simular cenários próximos à realidade, também otimizá-los de modo a economizar tempo, custos e desperdícios.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018404
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.