Estudo sobre a aplicação de técnicas de inteligência computacional à área de segurança da informação
PDF

Palavras-chave

Botnet
Simulação
Aprendizado de máquina.

Como Citar

KUBO, Fábio Harada; HENRIQUES, Marco Aurelio Amaral. Estudo sobre a aplicação de técnicas de inteligência computacional à área de segurança da informação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018398. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/398. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo aprimorar o simulador Simbo, projetado para simulações de botnets que façam uso de novas técnicas de ataque baseadas no uso de aprendizado de máquina. Para alcançar esse objetivo, propusemos um cenário no qual os bots atuam no host infectado filtrando o tráfego da rede e reportando informações relevantes para seu centro de comando e controle que, dotado de um motor inteligente, é responsável pela tomada de decisões. A fim de melhorar também a escalabilidade do simulador, desenvolvemos uma solução para distribuir a simulação em vários núcleos de processamento, aumentando o desempenho do simulador. Esta solução permitirá o estudo de cenários maiores e mais complexos que os avaliados até o momento.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018398
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.