Caracterização do lodo de esgoto para utilização agrícola
PDF

Palavras-chave

Biossólido
Germinação de sementes
Reuso agrícola.

Como Citar

GUERRERO, Fabiana Sayuri Harada; PIRES, Marta Siviero Guilherme; MARTINS, Marcela Ravanelli. Caracterização do lodo de esgoto para utilização agrícola. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018397. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/397. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Com a urbanização das últimas décadas, houve aumento na construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), tendo a despoluição dos rios e a diminuição dos problemas de saúde pública como escopo. O processo de tratamento de esgotos gera um resíduo conhecido como lodo, rico em matéria orgânica e outros elementos importantes como nitrogênio e fósforo. Para esse resíduo devem-se buscar alternativas para a sua correta disposição para que não acarrete em problemas ambientais. Normalmente as formas de disposição mais comuns são os aterros sanitários e/ou incineração, gerando custos para os responsáveis pelo tratamento. Uma alternativa para essa disposição é a utilização do lodo de esgoto em solos agrícolas, entretanto, a possível presença de poluentes como metais, patógenos e compostos orgânicos persistentes podem provocar impactos ambientais negativos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018397
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.