Ginástica abdominal hipopressiva
PDF

Palavras-chave

Hemodinâmica
Respiração
Musculatura abdominal.

Como Citar

LUCENA, Erick Guilherme Peixoto de et al. Ginástica abdominal hipopressiva: comportamento da pressão arterial durante e após uma sessão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018389. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/389. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH) é um método combinado de exercícios posturais e respiratórios. Nos exercícios respiratórios, é realizado a manobra de mueller (ação inspiratória com a glote fechada), uma manobra respiratória, em apneia após a expiração. Manobras respiratórias produzem alterações no sistema cardiovascular, portanto conhecer a hemodinâmica neste método se torna relevante. O objetivo foi observar o comportamento da pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), débito cardíaco (DC) e frequência cardíaca (FC) durante e após uma sessão de GAH. Dez mulheres (n=10) realizaram uma sessão de GAH de 3 séries de 8 apneias, de 10 segundos, precedidas de 3 ciclos respiratórios, intervalo de 1 min. entre as séries. A PAS, PAD, FC e DC foram monitorados antes da sessão, 10 minutos após repouso; ao final de cada série, durante a sessão e; 5, 10, 15 e 20 min. após a sessão através do Finometer (FMS, Arnhem, Holanda). Análise estatística, foi utilizado ANOVA e Kruskal-Wallis seguido do teste de Dunns para comparações múltiplas das médias dos momentos monitorados. A PAS e a PAD aumentaram de forma significativa durante a sessão (PAS=p<0.01; e PAD=p<0.05) comparadas ao momento pré sessão. A FC e o DC diminuíram significativamente após a sessão (FC=p<0.01 e DC=p<0.05) comparada a sessão. Os resultados indicam que a GAH gera alterações hemodinâmicas significativas durante a sessão, com aumento na pressão arterial, tanto sistólica como diastólica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018389
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.