Da ansiedade da espera à compreensão da arte como cuidado
PDF

Palavras-chave

Terapia pela arte
Família
Enfermagem de centro cirúrgico.

Como Citar

AMATUZZI, Edgar; MELO, Luciana de Lione; SOUZA, Marcela Astolphi de. Da ansiedade da espera à compreensão da arte como cuidado: vivências de famílias de crianças em período intraoperatório. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018367. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/367. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução: a família que vivencia o período perioperatório do filho pode sentir ansiedade e estresse, já que é impossível determinar o grau de sucesso do procedimento. Sabe-se que a terapia pela arte tem capacidade de reduzir a ansiedade e o medo, além de proporcionar conforto. Objetivo: compreender as vivências de famílias de crianças em período intraoperatório, mediadas por oficina de biscuit. Método: pesquisa qualitativa, modalidade fenomenológica, realizada em um hospital público, de ensino, localizado no estado de São Paulo, com 13 famílias de crianças em período intraoperatório. Resultados: desvelou-se que o período intraoperatório é tangenciado por dificuldades e a oficina de biscuit pode promover sentimentos, como tranquilidade e distração, sendo considerada um modo de cuidado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018367
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.