"Quando o fogo cai"
PDF

Palavras-chave

Pentecostalismo
Processo criativo
Vocalidades brasileiras.

Como Citar

ARANTES, Eder Antônio de Souza; NAVARRO, Gracia Maria. "Quando o fogo cai": glossolalia, adoração espontânea e outros elementos da performatividade pentecostal como motes de criação cênica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018365. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/365. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

As religiões evangélicas de ordem pentecostal tem apresentado exponente crescimento nas últimas décadas e hoje ocupam grande influência no imaginário e cotidiano nacional. Esta pesquisa propõe um olhar mais atento a algumas manifestações comuns em igrejas de denominação pentecostal. Cotejamos como objeto de estudo, assim, prática da glossolalia (“língua dos anjos”) e da adoração espontânea, ambas vocalidades enunciadas a partir de um transe verbal dos adeptos e que ocupam lugar importante dentro do ritual. Como resultado, incidimos na criação do solo teatral "Acorda Igreja", onde além dos elementos citados, também problematizamos os discursos reiteradamente veiculados pelas lideranças pentecostais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018365
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.