Resumo
Dada uma aproximação existente entre o pensamento artístico de van Gogh e a arte japonesa, tendo suas obras e suas cartas como testemunho dessa relação, o projeto propôs movimentar as relação entre a estética japonesa e a sua forma com a produção do artista. A proposta é revisitar com um foco diferente uma produção já tão conhecida, selecionando vestígios que parecem não tem recebido a atenção necessária em razão de uma tradição do pensamento eurocêntrico na academia, e assim aprofundar as reflexões sobre o tema. As análises intentam discutir as relações entre conceito, forma e assimilação de conteúdo.Evidenciando a diferente formação cultural do pintor e as idiossincrasias referente a maneira como teve acesso às informações sobre a arte japonesa. O projeto propõe discutir as razões que aproximaram o artista do modelo japonês, o que o movia, a fim compreender as diferenças entre o pensamento gerador da obra de arte e os processos de assimilação de seus elementos constituintes, procurando entender de que maneira o pensamento e a estética japonesa foram lidos, incorporados e reproduzidos por ele.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.