Aspectos da estética japonesa na obra de Vincent van Gogh
PDF

Palavras-chave

van Gogh
Ukiyo-e
Estética.

Como Citar

ALEIXO, Eder; PALHARES, Taisa Helena Pascale. Aspectos da estética japonesa na obra de Vincent van Gogh. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018364. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/364. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Dada uma aproximação existente entre o pensamento artístico de van Gogh e a arte japonesa, tendo suas obras e suas cartas como testemunho dessa relação, o projeto propôs movimentar as relação entre a estética japonesa e a sua forma com a produção do artista. A proposta é revisitar com um foco diferente uma produção já tão conhecida, selecionando vestígios que parecem não tem recebido a atenção necessária em razão de uma tradição do pensamento eurocêntrico na academia, e assim aprofundar as reflexões sobre o tema. As análises intentam discutir as relações entre conceito, forma e assimilação de conteúdo.Evidenciando a diferente formação cultural do pintor e as idiossincrasias referente a maneira como teve acesso às informações sobre a arte japonesa. O projeto propõe discutir as razões que aproximaram o artista do modelo japonês, o que o movia, a fim compreender as diferenças entre o pensamento gerador da obra de arte e os processos de assimilação de seus elementos constituintes, procurando entender de que maneira o pensamento e a estética japonesa foram lidos, incorporados e reproduzidos por ele.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018364
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.