Resumo
Os consumidores estão cada vez mais informados sobre a importância de uma dieta saudável, com menor ingestão ou isenção de sacarose. Geléias são produtos de alto consumo entre crianças, adolescentes e adultos, sendo encontrados comercialmente com diferentes marcas. Em razão dos motivos expostos, o objetivo do presente estudo é avaliar e comparar a aceitação, o perfil tempo-intensidade múltiplo (doçura, sabor morango, doçura e amargor) de geleias de morango nas versões tradicional (adoçadas com sacarose) e light (adoçadas com edulcorante para substituição da sacarose).
Foram analisadas sete amostras, sendo quatro em versão tradicional (adoçados com sacarose e uma delas acrescida de biomassa de banana verde) e duas adoçadas com edulcorantes. Para a análise de a aceitação será aplicado teste afetivo com escala hedônica não estruturada de 9 cm e utilizando equipe de 150 consumidores representativos do público alvo. Para determinar o perfil tempo-intensidade múltiplo, assessores farão a determinação dos perfis tempo-intensidade de doçura, sabor morango, doçura e amargor utilizando o programa TIAFT (Time-Intensity Analysisf of Flavors and Tastes - registro INPI 0000271108761802).
Os resultados de aceitação e parâmetros das curvas tempo-intensidade serão analisados estatisticamente por análise multivariada Partial Least Square Regression para gerar as informações com direcionadores de preferência para geleias de morango tradicionais e “light”.
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