Análise tempo-intensidade múltipla
PDF

Palavras-chave

Análise tempo-intensidade
Geleia de morango
Perfil Se sensorial dinâmico.

Como Citar

ARAÚJO, Dominique Nunes Ventura; BOLINI, Helena Maria Andre. Análise tempo-intensidade múltipla: determinação de parâmetros direcionadores de preferência em geléias de morango tradicionais e light. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018359. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/359. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os consumidores estão cada vez mais informados sobre a importância de uma dieta saudável, com menor ingestão ou isenção de sacarose. Geléias são produtos de alto consumo entre crianças, adolescentes e adultos, sendo encontrados comercialmente com diferentes marcas. Em razão dos motivos expostos, o objetivo do presente estudo é avaliar e comparar a aceitação, o perfil tempo-intensidade múltiplo (doçura, sabor morango, doçura e amargor) de geleias de morango nas versões tradicional (adoçadas com sacarose) e light (adoçadas com edulcorante para substituição da sacarose).
Foram analisadas sete amostras, sendo quatro em versão tradicional (adoçados com sacarose e uma delas acrescida de biomassa de banana verde) e duas adoçadas com edulcorantes. Para a análise de a aceitação será aplicado teste afetivo com escala hedônica não estruturada de 9 cm e utilizando equipe de 150 consumidores representativos do público alvo. Para determinar o perfil tempo-intensidade múltiplo, assessores farão a determinação dos perfis tempo-intensidade de doçura, sabor morango, doçura e amargor utilizando o programa TIAFT (Time-Intensity Analysisf of Flavors and Tastes - registro INPI 0000271108761802).
Os resultados de aceitação e parâmetros das curvas tempo-intensidade serão analisados estatisticamente por análise multivariada Partial Least Square Regression para gerar as informações com direcionadores de preferência para geleias de morango tradicionais e “light”.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018359
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.