O “estado da arte” dos estudos sobre conselhos municipais de meio ambiente (COMDEMA) com base na teoria da democracia de Jürgen Habermas
PDF

Palavras-chave

Democracia deliberativa
Espaços participativos
Políticas públicas ambientais.

Como Citar

SANTOS, Dilan Diego Carli dos; JUNIOR, Roberto Donato da Silva. O “estado da arte” dos estudos sobre conselhos municipais de meio ambiente (COMDEMA) com base na teoria da democracia de Jürgen Habermas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018356. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/356. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) é um espaço que preconiza ser democrático na construção, discussão e formulação de políticas públicas ambientais locais, uma vez que pressupõe a participação da sociedade civil e do poder público através de seus representantes. A Teoria da Democracia Deliberativa, através da teoria do discurso, de Jürgen Habermas se apresenta enquanto um substrato teórico relevante para analisar a efetivação deste espaço enquanto democrático. Este projeto se propõe a analisar a produção científica acerca dos COMDEMA, através da teoria de Harbemas, buscando construir o "estado da arte" dos estudos sobre o tema, se utilizando da pesquisa documental como metodologia.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018356
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.