Desenvolvimento de instrumentação para aumento de rugosidade de maneira controlada na fabricação de filmes ultrafinos automontados
PDF

Palavras-chave

Nanoestruturação
Automação
Controle de rugosidade.

Como Citar

CLARO, Diego Salam; JUNIOR, Antonio Riul; RODRIGUES, Varlei. Desenvolvimento de instrumentação para aumento de rugosidade de maneira controlada na fabricação de filmes ultrafinos automontados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018354. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/354. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho tentamos controlar o grau de molhabilidade de uma interface através da relação hierárquica entre micro e nanoestruturas modificando a topologia de superfície com um filme ultrafino nanoestruturado através da técnica de automontagem por adsorção física (LbL, do inglês “layer-by-layer”). Para isso, tentamos inserir vibrações mecânicas com frequência e amplitude controladas ao longo do processo fabricação de filmes LbL. Os resultados indicaram que as vibrações não apresentaram efeito significativo na molhabilidade das interfaces cobertas com as estruturas LbL.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018354
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.