Análise morfométrica do músculo masseter de ratos Wistar
PDF

Palavras-chave

Anatomia
Morfologia
Músculos da mastigação.

Como Citar

SILVA, Diego Alves da; PRADO, Felippe Bevilacqua; FREIRE, Alexandre Rodrigues; ROSSI, Ana Cláudia. Análise morfométrica do músculo masseter de ratos Wistar. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018352. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/352. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O masseter é o músculo dominante na função de elevar a mandíbula, formando entre 60% e 80% da musculatura mastigatória¹ , e é dividido em três camadas em roedores: o masseter superficial, masseter profundo e zigomaticomandibular. As alterações e tensões ósseas geradas no crânio pela musculatura da mastigação podem ser estudadas através da análise de elementos finitos, na qual a mastigação pode ser simulada em diversas condições. Para que os resultados das simulações sejam mais fiéis aos movimentos realizados pelos animais, é necessário que o modelo utilizado nas simulações seja representativo da morfologia óssea e muscular da área de estudo. Porém não há atualmente na literatura informações suficientes sobre a musculatura da espécie estudada. O objetivo do trabalho foi descrever a morfologia do músculo masseter em ratos da espécie Wistar.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018352
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.