Caracterização geotécnica de solos de alteração de rochas arenosas do grupo Itararé na região de Campinas-SP
PDF

Palavras-chave

Itararé
Solo residual
Ensaios de laboratório.

Como Citar

MARSURA, Daniel Luís Mantovani; CARVALHO, David de. Caracterização geotécnica de solos de alteração de rochas arenosas do grupo Itararé na região de Campinas-SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018329. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/329. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Introdução: o Grupo Itararé é um grupo de formações geológicas pertencentes à Bacia do Paraná. As rochas sedimentares atribuídas ao Grupo Itararé afloram na borda leste da Bacia do Paraná nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São constituídas por litotipos variados, desde lamitos até diamictitos. Na região de Campinas-SP, predominam os litotipos arenosos. Objetivos e métodos: em um talude de exposição de solos de alteração desenvolvidos a partir das rochas arenosas atribuídas ao Grupo Itararé em Campinas-SP, foram coletadas duas amostras (deformadas e indeformadas) de solo para contribuir para a caracterização geotécnica através de ensaios laboratoriais. Resultados e discussão: em relação às amostras deformadas foi realizado ensaio granulométrico, limite de liquidez e de plasticidade. As amostras indeformadas foram caracterizadas pelo ensaio de compressão triaxial e ensaio de cisalhamento direto. Conclusão: foi possível caracterizar o solo como franco arenoso e pouco plástico. Os ensaios de resistência permitiram a determinação da coesão e ângulo de atrito do solo. Estes parâmetros permitem a utilização de cálculos de capacidade de carga de fundações e estabilidade de taludes. A análise da estabilidade do talude em questão indica que o mesmo atende o coeficiente de segurança de 1,5.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018329
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.