A questão da desindustrialização
PDF

Palavras-chave

Mercado de trabalho
Desindustrialização
Emprego industrial.

Como Citar

QUEIROZ, Daniel Henrique de; FERREIRA, Adriana Nunes. A questão da desindustrialização: busca de respostas às divergências teóricas através de uma análise do mercado de trabalho. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018327. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/327. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em um momento de turbulência econômica e avanço da tentativa impositiva de flexibilização e respectiva precarização do mercado de trabalho brasileiro, faz-se necessário o debate dos processos econômicos que influenciam a atual estrutura econômica brasileira, de forma a buscar diagnósticos e soluções aos entraves do processo de desenvolvimento, tal como um projeto de país capaz de oferecer condições básicas e dignas a toda sua população. Desta forma, o atual trabalho tem como objetivo revisar o contínuo debate sobre a hipótese de um processo de desindustrialização precoce no Brasil, uma vez assumida a importância do setor industrial no processo de desenvolvimento econômico e no mercado de trabalho brasileiro. O que se observa é uma tendência de concentração do emprego industrial em setores menos intensos tecnologicamente e de menor remuneração, assim como uma leve perda de participação do emprego industrial na economia.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018327
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.