As leis do movimento nos princípios de Descartes
PDF

Palavras-chave

Ocasionalismo
Força
Movimento.

Como Citar

TRINDADE, Cristiele de Amorim; CUSTODIO, Marcio Augusto Damin. As leis do movimento nos princípios de Descartes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018318. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/318. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo da pesquisa é esclarecer o vocabulário conceitual utilizado por Descartes para apresentar as três leis do movimento e as sete regras sobre a colisão entre dois corpos que se encontram no texto dos Princípios. O esclarecimento a que nos referimos diz respeito: (a) ao sentido em que se diz que o movimento é modo recíproco de dois corpos vizinhos; (b) ao sentido de se afirmar que o movimento, sendo um modo, pode possuir um modo, qual seja, sua determinação. Tem-se como hipótese de trabalho que o esclarecimento do vocabulário conceitual do movimento nos Princípios levará a uma compreensão ocasionalista da colisão de corpos em Descartes. A pesquisa investiga também a terceira lei como contra-exemplo da compreensão ocasionalista. Na terceira lei, a conservação do movimento parece ocorrer como causa primeira do poder de Deus, mas também como causa segunda da substância extensa, uma vez que, de algum modo, a substância parece ter em si o volume, a velocidade e a quantidade de movimento.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018318
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.