Presença de metais em águas de abastecimento no município de Limeira
PDF

Palavras-chave

Qualidade de água
Metais pesados
Fluorescência de raios x.

Como Citar

BRITO, Cleiciane Feitosa de; CANTERAS, Felippe Benavente. Presença de metais em águas de abastecimento no município de Limeira: aplicação da técnica de fluorescência de raio x com reflexão total (TXRF). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018316. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/316. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O município de Limeira (SP) apresenta atividade econômica diversificada, com destaque para a produção de joias e folheados, muitas vezes realizada em empresas clandestinas, podendo gerar descarte de efluentes com elevadas concentrações de metais sem tratamento prévio. Visto isso, o trabalho teve como objetivo detectar e quantificar as concentrações de metais na água bruta da represa Salto do Lobo e do rio Jaguari, onde são realizadas as captações da água para abastecimento do município, e na água tratada, utilizando as técnicas de TXRF e ICP-OES. Os resultados das amostras brutas mostraram que algumas concentrações de Cu ultrapassaram o valor máximo permitido estabelecido pela CONAMA 357/2005, porém, as técnicas utilizadas detectaram os teores totais de Cu, por isso as medidas não são representativas do teor de Cu dissolvido. Entretanto, esses valores podem servir de alerta a possíveis fontes desse metal. Já as concentrações de Cr, Cd e Ni ficaram abaixo dos valores estabelecidos por essas mesmas legislações, não sendo problemas imediatos para os pontos avaliados. Em relação aos padrões de potabilidade, estabelecidos pela Portaria 2914/2011, nenhum ultrapassou o limite, o que atesta a qualidade da água de distribuição da cidade com relação aos parâmetros avaliados.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018316
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.