Compósitos de resina de poliéster insaturado, reforçados com fibras derivadas de politereftalato de etileno
PDF

Palavras-chave

Compósitos
Propriedades mecânicas
Estabilidade térmica.

Como Citar

COVISSI, Clayton Roger Aparecido; SANCHEZ, Elisabete Maria Saraiva. Compósitos de resina de poliéster insaturado, reforçados com fibras derivadas de politereftalato de etileno: análise das propriedades mecânicas e estabilidade térmica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018315. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/315. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A partir dos resultados obtidos nos ensaios mecânicos e análise termogravimétrica (TGA), observou-se que a estabilidade térmica e os resíduos dos compósitos aumentaram com a adição das fibras. A resistência ao impacto e o módulo de elasticidade em flexão dos compósitos, também aumentaram em relação a resina sem reforço; o alongamento na ruptura, o módulo de elasticidade em tração e as tensões máximas em tração e flexão, não foram significativamente alteradas. Portanto, pode-se afirmar que os compósitos reforçados com fibra PET são viáveis, principalmente, para projetos sustentáveis que necessitam de materiais poliméricos com as seguintes características: facilidade de moldagem, baixo custo, boa estabilidade térmica e resistência ao impacto.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018315
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.