A fotografia como recurso terapêutico no contexto hospitalar
PDF

Palavras-chave

Psicologia
Humanização hospitalar
Fotografia.

Como Citar

OGA, Claudia Regina; MENDES, Marcelo Simões. A fotografia como recurso terapêutico no contexto hospitalar. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018313. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/313. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A humanização em saúde, como um dos parâmetros para o atendimento em saúde no Brasil, foi consolidada com o intuito de oferecer um suporte na busca por uma nova cultura de atendimento baseada na melhoria dos relacionamentos entre os atores envolvidos na área. Entretanto, constatou-se que existe ainda um longo percurso a ser percorrido pelas instituições para que elas ofereçam um atendimento que respeite a singularidade dos sujeitos. A fotografia é uma expressão artística que tem sido utilizada no contexto hospitalar como um recurso terapêutico para promover reflexões que remetem à necessidade do cuidado humanizado. Este estudo teve como objetivo investigar o potencial terapêutico do uso da fotografia na melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão passando por tratamento em instituições de saúde. Adotou-se uma metodologia qualitativa a partir do enfoque do estudo de caso. Foi realizada uma entrevista semidirigida com uma educadora de uma instituição que faz intervenções fotográficas em hospitais. Para complementar os dados obtidos, realizou-se uma pesquisa documental no acervo desta instituição. A análise do conteúdo foi desenvolvida segundo a técnica de categorização temática. Humanização, cuidado em saúde, promoção da saúde e a relação arte e saúde foram os eixos da pesquisa, e identificaram-se alguns temas que interferem na qualidade do atendimento: subjetividade, autonomia, formação profissional e comunicação. A pesquisa revelou que a fotografia produziu reflexões.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018313
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.