A iniciação científica e a relação com a formação profissional
PDF

Palavras-chave

Formação docente
Iniciação científica
Pesquisa.

Como Citar

SIMAO, Cinthia Carla de Oliveira; DOMINSCHEK, Desiré Luciane; LIMA, Janaina Silva Teixeira de; BITENCOUT, Sabrina Pindziura; BOTH, Ivo. A iniciação científica e a relação com a formação profissional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018308. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/308. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa trata, em linhas gerais, da formação de professores compreendendo as dimensões: (i) da iniciação da formação do professor pesquisador; (ii) da aproximação com a prática profissional do docente em instituições educativas, escolas e outras; (iii) da relação entre pesquisa e profissionalização do professor; (iv) das práticas de pesquisa realizadas pelos professores em seu trabalho. A investigação a ser realizada focaliza as séries finais de formação (graduação) e anos iniciais de trabalho procurando estabelecer relações entre formação em pesquisa e suas implicações com a profissionalização do professor. As principais referências internacionais desta pesquisa são: NÓVOA, A. (1992); CARR, W. (2004) e as principais referências nacionais desta pesquisa são; GATTI, B. A. (2006, 2009). Considerando o alcance e significado dos programas de incentivo de fomento à formação do professor, urge indagar a respeito dos impactos desses programas na profissionalização docente. Nesse sentido, a questão básica desta investigação é: “quais são os impactos dos projetos de incentivo à pesquisa no desenvolvimento profissional?” O objetivo desta pesquisa é compreender o impacto dos projetos de iniciação à pesquisa ofertados nos cursos de formação docente aos professores ao longo de sua experiência profissional. Optamos, metodologicamente, por uma abordagem qualitativa, que tenha como escopo as perspectivas fenomenológica e histórico-crítica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018308
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.