Avaliação das mudanças na conectividade funcional cerebral ao longo de treinamento neurofeedback
PDF

Palavras-chave

Neurofísica
Neurofeedback
Sistemas complexos.

Como Citar

COMPARINI, Cauê Piccollo; MESQUITA, Rickson Coelho. Avaliação das mudanças na conectividade funcional cerebral ao longo de treinamento neurofeedback. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018305. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/305. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A técnica de Neurofeedback já obteve sucesso em gerar melhoras na sensação de bem-estar, aumento de performance e inclusive clinicamente, no tratamento de doenças como TDAH. Entretanto, a falta de rigorosidade nos estudos de Neurofeedback presentes na literatura científica é recorrente, e alguns estudos apontam que seu desempenho é idêntico ao do efeito placebo. Como, além disso, os mecanismos por trás da ação do Neurofeedback não são bem conhecidos, seu funcionamento como ferramenta moduladora ainda é ponto de debate na literatura científica. Tendo isto em vista, este projeto busca avaliar a fidedignidade do Neurofeedback como ferramenta neuromoduladora por meio do monitoramento de possíveis mudanças nas redes de conectividade funcional dos voluntários ao longo de um treinamento Neurofeedback voltado à atenção. Como estudo piloto, monitorou-se a atividade cerebral de cinco voluntários enquanto realizavam uma tarefa voltada à atenção, o CPT, utilizando-se a técnica de NIRS. Entretanto, este estudo revelou que a Resposta Hemodinâmica nas regiões de interesse pode não ser reprodutível, o que inviabilizaria a aplicação de um Neurofeedback e, consequentemente, uma conclusão para o estudo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018305
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.