Ritualização da nação e identidade cultural dos coreanos do Bom Retiro
PDF

Palavras-chave

Globalização
Identidade
Cidade.

Como Citar

ANGELO, Catharina de; NETTO, Michel Nicolau. Ritualização da nação e identidade cultural dos coreanos do Bom Retiro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018304. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/304. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa buscou investigar a comunidade coreana instalada no bairro do Bom Retiro, localizado na região central da cidade de São Paulo, procurando analisar através de quais meios essa população consegue ritualizar a nação, observando como ocorre a rearticulação e reprodução de sua identidade coreana longe da Coreia, e os conflitos gerados nesse processo de deslocamento de seus símbolos. A analise se estende para a maneira pela qual a identidade coreana está se promovendo em solo brasileiro e a relação que os próprios coreanos possuem com essa exposição, observando o que está sendo operacionalizado nos centros de cultura e no cotidiano do Bom Retiro.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018304
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.