Governamentalidade algorítmica e o processo de deliberação
PDF

Palavras-chave

Governamentalidade
Algorítmo
Deliberação

Como Citar

MOREIRA, Thatiane; KOERNER, Andrei. Governamentalidade algorítmica e o processo de deliberação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3016. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Em um mundo cada vez mais conectado, no qual o processo de deliberação, de tomada de decisão individual sofre influência de máquinas cada vez mais autônomas, emerge a necessidade de compreender em que medida estes sistemas autônomos nos governam e qual seria exatamente este tipo de governo. Para em seguida, compreender como esta nova forma de governo impacta o processo de constituição do sujeito e, consequentemente, o processo político deliberativo. Para tanto, nos apoiaremos na noção de “governamentalidade Algorítima” de Rouvroy (2015) a fim de compreender a influência das máquinas guiadas por algoritmos na sociedade contemporânea e, na teoria de Manin (1997) , no que diz respeito à legitimidade das decisões tomadas por meio da deliberação política. O objetivo final é esclarecer as possibilidades e limitações do processo deliberativo em uma sociedade regida por algoritmos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193016
PDF

Referências

MANIN, B. The Principles of Representative Government. Cambridge University Press, 1997.
RODOTÀ, Stefano. A vida na sociedade de vigilância: a privacidade hoje. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
ROUVROY, A., BERNS, T. “Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação?”. Tradução de P. H. Andrade. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro, UFRJ, Vol. 18, Nr. 2, pp. 36-56, 2015.
ZUBOFF, Shoshana. Big other: surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, Palgrave Macmillan, pp.75-89, 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.