Desenvolvimento de novo método para medir embolismo em folhas
PDF

Palavras-chave

Embolismo
Folhas
Sensores

Como Citar

FAUSTINONI, Gabriel; OLIVEIRA, Rafael; BITTENCOURT, Paulo; EMILIO, Thaise. Desenvolvimento de novo método para medir embolismo em folhas: resistência ao embolismo foliar é uma adaptação em razão da disponibilidade hídrica?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193001. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3001. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Entender o funcionamento das plantas é crucial para prever tanto a sua produtividade quanto fatores que podem levar a planta à morte. O maior limitante tanto para aquisição de dados de funcionamento das plantas é o custo de equipamentos para medir parâmetros fisiológicos básicos. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de sensores de baixo custo para medição de teor de clorofila e detecção de embolismo. Ambos sensores são baseados no índice de transmitância luminosa a partir da razão entre a luz emitida por LEDs de luz vermelha de um lado da folha e captada por fotoressistor do outro lado. O clorofilômetro obteve uma acurácia de 90-92%. O segundo sensor foi desenvolvido para captar a ocorrência de embolismo (falha hidráulica devido a quebra da coluna d'água) em vasos do xilema de folhas. Este é uma miniaturização de um método ótico que usa a subtração de imagens de alta resolução ao longo do tempo para detectar mudança na quantidade de luz transmitida. O sensor está em fase de ajustes e validação contra método padrão.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193001
PDF

Referências

Broddrib, T. J.; Skelton, R. P.; Mcadam, S. A. M.; Bienaimé, D.; Lucani, C. J.; Marmottant, P.; 2016, 209, 1403.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.