Número de refeições diárias e a associação com o estado nutricional de idosos residentes em Limeira - SP
PDF

Palavras-chave

Nutrição do idoso
Refeições
Estado nutricional

Como Citar

BRAGAGNOLA, Gabriela; CORONA, Ligiana; SPAGNOL, Beatriz; MATHIAS, Bruna; FREIRIA, Carolina; SILVA, Graziele da; HARA, Larissa. Número de refeições diárias e a associação com o estado nutricional de idosos residentes em Limeira - SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192990. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2990. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a associação entre o número de refeições diárias com o estado nutricional dos idosos participantes do programa de estratégia da saúde da família e residentes na cidade de Limeira-SP. Foram entrevistados 159 idosos, sendo coletadas informações sociodemográficas, de estado nutricional (circunferência de cintura, panturilha, IMC) e força muscular (medida pela força de preensão palmar). O número de refeições foi avaliado através da aplicação de um recordatório de 24 horas. A realização inadequada do número das refeições principais e lanches nos intervalos apresentou associação significativa com dinapenia e inadequação das circunferências da panturrilha e cintura. A avaliação do consumo alimentar deve fazer parte da triagem nutricional em idosos participantes da estratégia de saúde da família a fim de evitar o agravamento e o desenvolvimento de doenças na velhice.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192990
PDF

Referências

Martins MV. Souza JD. Franco FS, Martinho KO, Tinoco AL. Consumo alimentar de idosos e sua associação com o estado nutricional. Hu Revista, Juiz de Fora, v. 2, n. 42, p.125-131, jun./ago. 2016.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 3 Prochnick CCE, Costa RS, Sichieri R, Pereira RA, Veiga GV. Meal consumption patterns and anthropometric measurements in adolescents from a low socioeconomic neighborhood in the metropolitan area of Rio de Janeiro, Brazil. l. Appetite, v.3 n. 52, p.735-739. 2009
Franzke, B.; Neubauer, O.; Cameron-Smith, D.; Wagner, K. Dietary Protein, Muscle and Physical Function in the Very Old. Nutrients. 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.