Análise de sensibilidade aplicada ao planejamento de produção do setor sucroalcooleiro
PDF

Palavras-chave

Setor sucroalcooleiro
Análise de sensibilidade
Modelo de otimização.

Como Citar

SILVEIRA, Caroline Resende; HIDALGO, Ieda Geriberto. Análise de sensibilidade aplicada ao planejamento de produção do setor sucroalcooleiro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018299. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/299. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A análise de sensibilidade de um modelo poderá identificar em que ponto este é mais sensível à mudança de valores, resultando em diferentes propostas para as variáveis. A partir dessa informação é possível avaliar quais os dados ou parâmetros sensíveis do modelo. Nesse trabalho, o objetivo da análise de sensibilidade é definir, através de um modelo matemático, quão sensível ele é em relação à variação dos preços das commodities do setor sucroalcooleiro. A formulação utilizada é conhecida como problema do mix de produção e baseia-se numa variação do problema de multiprodutos, ou seja, considera-se na abordagem adotada, a produção dos derivados a partir dos subprodutos da cana-de-açúcar com seus respectivos preços de mercado e custos de produção.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018299
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.