Circuito inferior da economia urbana e trabalho feminino no centro de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Pobreza feminina
Divisão sexual e territorial do trabalho
Circuito inferior e superior da economia urbana

Como Citar

SANTOS, Luiz dos; CATAIA, Marcio. Circuito inferior da economia urbana e trabalho feminino no centro de São Paulo: a pobreza nas pequenas oficinas de costura do Brás, Bom Retiro e Pari. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192971. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2971. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Ao longo de sua história industrial, o conjunto dos bairros do Brás, Bom Retiro e Pari passou por longas e importantes transformações produtivas e espaciais, emergindo com a especialização produtiva na indústria do vestuário, no ramo de confecções. Esse ramo possui uma forte relação com a mão de obra feminina. Muitas vezes essa relação se dá por meio da manutenção das situações de pobreza da mulher e encontra amparo na divisão sexual e territorial do trabalho.Assim, buscou-se compreender a dinâmica econômica das pequenas oficinas de costura desses três bairros, evidenciando a mulher pobre enquanto categoria. Essa dinâmica teve como recorte teórico analítico os dois circuitos da economia urbana, especialmente o circuito inferior, uma vez que este atende e abriga uma quantidade significativa da população em situação de pobreza, sobretudo as mulheres.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192971
PDF

Referências

HIRATA, Helena. Nova divisão sexual do trabalho? São Paulo: Boitempo, 2002.
KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (Orgs.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: UNESP, 2009.
LAVINAS, Lena. As mulheres no universo da pobreza: o caso brasileiro. Estudos Feministas, v.4, n.2, p. 464-479. 1996.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 440 p. (1a. ed. 1979).
Pobreza Urbana. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2009. 134 p.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.