Oprimido(s), da Pedagogia ao teatro - Paulo Freire e Augusto Boal
PDF

Palavras-chave

Opressão
Oprimido(s)
Libertação

Como Citar

BIASI, Bruna; SPIGOLON, Nima. Oprimido(s), da Pedagogia ao teatro - Paulo Freire e Augusto Boal. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192953. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2953. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A Pesquisa de IC tem como objeto de estudo a categoria Oprimido, dentro da obra Pedagogia do Oprimido, do Paulo Freire e Teatro do Oprimido, do Augusto Boal. A investigação vai no sentido da caracterização em que cada autor, em seu momento histórico, discute em relação do Oprimido e também seus apontamentos para a libertação do povo. A dominação massiva em que a classe capitalista emprega à classe explorada, nos controla e nos introjeta um sistema que nos impregna socialmente e culturalmente. Esses dois autores trazem discussões e propostas como ferramentas para a conscientização para pensar a realidade e poder transformá-la. Ou seja, nem a Educação e nem o Teatro sejam um fim em si mesmos, mas sim para busca de um novo mundo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192953
PDF

Referências

Boal, AUGUSTO. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Ed12. Civilização Brasileira SA, Rio de Janeiro, 1991.
Freire, PAULO. Pedagogia do Oprimido. Ed 12.Paz e Terra.Rio de Janeiro, 1983.
SPIGOLON, Nima e NOGUEIRA, Adriano. Oprimido(s) da pedagogia ao teatro: Paulo Freire e Augusto Boal. São Paulo: Cártago Editorial, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.