Resistência mecânica residual de blocos de concreto e argamassa de assentamento utilizados em alvenaria estrutural expostos a elevadas temperaturas
PDF

Palavras-chave

Alvenaria estrutural
Incêndio
Resistência mecânica

Como Citar

SANTOS, Gabriel; JUNIOR, Armando Moreno; PASSOS, Luciano. Resistência mecânica residual de blocos de concreto e argamassa de assentamento utilizados em alvenaria estrutural expostos a elevadas temperaturas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192952. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2952. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Embora a alvenaria estrutural seja uma técnica construtiva empregada amplamente em edificações brasileiras, estudos acerca dos efeitos de situações de incêndio sobre este tipo de estrutura ainda são incipientes no cenário nacional. Além disso, também é insuficiente a normatização brasileira sobre o dimensionamento de edificações em alvenaria estrutural para casos de exposição à elevadas temperaturas e, por tal motivo, segue-se normas reconhecidas internacionalmente, as quais podem não ser totalmente adequadas à realidade local. Por isso, esta pesquisa busca analisar as condições mecânicas residuais de elementos constituintes da alvenaria estrutural, mais especificamente, estudando as variações da resistência a compressão e do módulo de elasticidade em função da temperatura de blocos de concreto e corpos de prova de argamassa. Com isso, espera-se contribuir para a ampliação do conhecimento técnico e de dados experimentais sobre o tema para embasar uma normatização nacional de dimensionamento de edificações em alvenaria estrutural de acordo com o crítério de resistência ao fogo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192952
PDF

Referências

Leite, H. A. L.; Moreno Júnior, A. L.; Torres, D. L. Dimensionamento da alvenaria estrutural em situação de incêndio: contribuição à futura normatização nacional. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 89-107, abr./jun. 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.