Proposta de um trabalho interdisciplinar de química e física através do programa de Iniciação Científica Júnior no ensino médio
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade
Refração molar
Concentração

Como Citar

AMADIO, Gabriela; MEYER, Yuri; GIACON, Beatriz; GAVA, Enzo. Proposta de um trabalho interdisciplinar de química e física através do programa de Iniciação Científica Júnior no ensino médio: medindo a variação do índice de refração da gasolina com diferentes concentrações de etanol. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192951. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2951. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central apresentar uma nova metodologia para analisar a concentração de etanol na gasolina por meio da medição de diferentes índices de refração. A pesquisa é caracterizada como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), por meio da qual os estudantes tiveram o primeiro contato com o conhecimento científico, nos mesmos moldes da graduação. A partir da análise de amostras de gasolina pura, adicionou-se, em cada amostra, concentrações de etanol pré-definidas. Posteriormente, os índices de refração foram obtidos através de uma metodologia bastante simples: utilizando-se um cano de PVC e um béquer; quando imerso em meio líquido o cano parece tornar-se maior, bastando então fazer a medição do diâmetro da imagem e o diâmetro real do cano (com auxílio de programas de manipulação de imagens, como o comercial PowerPoint). Assim, o índice de refração é obtido através do quociente entre esses valores. Para compreensão do experimento são apresentados os conceitos teóricos de refração (da Física) e concentrações (da Química). Por fim é possível obter um gráfico exponencial entre a variação do índice de refração e diferentes concentrações de etanol na gasolina. A partir deste trabalho é possível obter os valores da refração molar e polarizabilidade das moléculas, intrinsecamente relacionado ao raio molecular.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192951
PDF

Referências

Cf. MEYER, Y.A. et al. Revista de Estudos Aplicados em Educação, 2018, v. 3, n. 5.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.