A sustentabilidade na produção recente de habitação de interesse social
PDF

Palavras-chave

Habitação social
Sustentabilidade
Programa Minha Casa Minha Vida

Como Citar

DIAS, Lara; PINA, Silvia. A sustentabilidade na produção recente de habitação de interesse social. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192949. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2949. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é identificar como a sustentabilidade tem sido introduzida e tratada na produção recente de habitação de interesse social a partir do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), criado em 2009 e que têm reorientado suas ações em relação à sustentabilidade recentemente. A motivação da pesquisa se dá pelo interesse em torno da qualidade socioambiental urbana e seus reflexos na vida das pessoas. Esforços no sentido de promover cidades mais sustentáveis e com maior qualidade de vida urbana se traduzem em cidades, bairros e edifícios voltados para o pedestre e a valorização dos espaços públicos para o convívio social. É devido a isso, que são notórias as necessidades de estudos e engajamento teórico para a aplicação de critérios mais consistentes de sustentabilidade nas habitações sociais, buscando soluções mais eficazes e eficientes a fim de minimizar os impactos ambientais, socioculturais e econômicos. Assim, diante de levantamento preliminar de conjuntos habitacionais produzidos pelo PMCMV produzidos a partir de 2013 que tiveram destaque para a sustentabilidade, serão selecionados casos relevantes de estudo para análise. O estudo pretende contribuir para um olhar mais apurado de como os conceitos da sustentabilidade socioambiental na produção habitacional de interesse social têm sido incorporados, se estão sendo efetivos, e os possíveis desafios que a produção recente de habitação vem sofrendo para a adoção de medidas mais sustentáveis.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192949
PDF

Referências

MARICATO, E. Brasil, Cidades: alternativas para a crise urbana. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2001.
Ministério das Cidades / Secretaria Nacional de Habitação – SNH Caderno 3: diretrizes e recomendações – qualificação do projeto urbano. 1ª ed, dez. 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.