O potencial de franqueabilidade de negócios emergentes
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Palavras-chave

Franquias
Potencial de franqueabilidade
Modelos de negócio

Como Citar

GONCALVES, Matheus; GARCIA, Renato. O potencial de franqueabilidade de negócios emergentes: um estudo multicaso. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192944. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2944. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O desempenho do franchising no Brasil vem crescendo. Destaca-se no setor, o segmento de alimentação. O objetivo deste trabalho foi verificar a existência de potencial de franqueabilidade em dois estabelecimentos do município de Campinas: GUA.CO e Bronco Burger. Ambos já passaram por uma primeira expansão sem franquear sua marca. Trata-se de um trabalho qualitativo realizado por meio de um estudo multicaso. Este trabalho buscou explorar uma lacuna na literatura: a análise do potencial de franqueabilidade, prévia a conversão do negócio. Como resultado, obteve-se que ambas as marcas possuem potencial de franqueabilidade, entretanto, o perfil dos empreendedores do GUA.CO fez com que uma série de medidas fossem adotadas, expandindo assim o potencial de franqueabilidade da marca.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192944
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Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Balanço consolidado da ABF em 2018 aponta segmentos que mais cresceram. [2019]
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Estudo da ABF assinala as 30 maiores cidades em unidades e marcas no Brasil. [2017]
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, [1987] 2008.

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