Trabalhando a física moderna em um projeto de Iniciação Científica Júnior
PDF

Palavras-chave

Constante de Plank
Ensino médio
Física moderna

Como Citar

DAPOLITO, Leonardo; MEYER, Yuri; BERGAMASCO, Mell; GROCHOSKI, Maria. Trabalhando a física moderna em um projeto de Iniciação Científica Júnior: a experimentação da medida da constante de Planck no ensino Médio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192933. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2933. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho foi concebido como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), realizado com alunos do Ensino Médio. Foi proposta a construção de um aparato experimental de baixo custo e fácil reprodutibilidade para o estudo da Constante de Planck, através de um circuito com fotorresistor (LDR) e LEDS de diferentes cores (amarelo, azul, vermelho e violeta). Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos da Equação de Planck, a qual deu inicio à Física Moderna no ano de 1900. Para realização da parte experimental os alunos foram divididos em três grupos, e os resultados apresentados estão em boa concordância com os valores encontrados na literatura. Como forma de análise de aprendizagem, além da verificação experimental da constante obtida, foi realizada uma avaliação diagnóstica aplicando quatro questões de vestibulares aos alunos da ICJ e aos alunos do terceiro ano (os quais não tiveram contato com este trabalho). O objetivo central é permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que a dificuldade em discutir este tema é muito alta.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192933
PDF

Referências

AMORIM, M.R. DE; ANDRÉ, S.F.; ANDRÉ, P.S. DE; Classroom fundamentals: measuring the Planck constant. Science in School, Issue 28, p. 28 – 33, 2014.
CÉSAR, R.S.; OLIVEIRA, L.T.; PAIVA, F.M. DE; A constante de Planck: uma forma de ensino de física moderna a partir da experimentação. III CONEDU – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016. Disponível em: www.conedu.com.br.
CHICÓRA, T.; CAMARGO, S.; TOPPEL, A. História e filosofia da ciência no ensino de física moderna. XII EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015. Disponível em: www.educere.pucpr.br/2015.
MEYER, Y.A. et al. Iniciação Científica no Ensino Médio: a construção de um aparato experimental de baixo custo para estudo da Lei de LambertBeer a partir de um circuito montado com fotoresistor LDR. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 5, jan./jun. 2018.
OLIVEIRA, F. F. DE; VIANNA, D.M.; GERBASSI, R.S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.