Postura, tônus, pressão e mobilidade de lábios e língua em crianças respiradoras orais: análise comparativa da pressão, inspeção oral e dados de anamnese
PDF

Palavras-chave

Respiração oral
Força de lábio
Força de língua

Como Citar

LARCO, Amanda; BAGAROLLO, Maria. Postura, tônus, pressão e mobilidade de lábios e língua em crianças respiradoras orais: análise comparativa da pressão, inspeção oral e dados de anamnese. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192929. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2929. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A respiração oral pode ser causada por diversos fatores, entre eles a hipertrofia de tonsilas palatina e faríngeas. Para que o padrão respiratório seja reestabelecido é realizada a adenotonsilectomia e reabilitação fonoaudiológica, quando necessário. A seguinte pesquisa tem por objetivo analisar sistema estomatognático de sujeitos de três a 12 anos, pré cirurgia, por meio de três fontes de dados que são: anamnese, protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Resumido (AMIOFE) e Biofeedback Pró-Fono: Pressão de Lábios e de Língua-PLL Pró-Fono®, visando relacionar os dados obtidos sobre as estruturas estomatognáticas da língua e lábios desses sujeitos. Nos resultados obtidos foi observada diferença entre as médias de força de língua e lábios do grupo estudo (GE) e grupo controle (GC), sendo que o GE tem médias menores, indicando força reduzida. GE também tem maior queixa de falta de ar durante a noite do que GC. Como conclusão, podemos perceber que há impacto dessas alterações na qualidade de vida, principalmente na qualidade do sono, assim como força reduzida de lábios e língua no grupo estudo o que pode ocasionar alteração de mastigação, deglutição e do padrão de crescimento craniofacial.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192929
PDF

Referências

Veron, H. L. et al. Implicações da Respiração Oral na Função Pulmonar e Músculos Respiratórios. Revista CEFAC. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 242-251, 2016.
Chedid, K. A. K. et al.. A Influência da Respiração Oral no Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças Pré-Escolares. Revista Psicopedagogia. São Paulo, v. 21, n. 65, p. 157-163. 2004.
Melo, P. E. D.; PONTES, J. R. S.. Hábitos Orais Deletérios em um Grupo de Crainças de uma Escola da Rede Pública na Cidade de São Paulo. Revista CEFAC. São Paulo, v. 16, n. 6, p. 1945-1952, 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.