Raízes teóricas da inserção da empatia na teoria econômica
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Palavras-chave

Empatia
Altruísmo
Economia comportamental

Como Citar

GOMES, Vitória; AGGIO, Gustavo. Raízes teóricas da inserção da empatia na teoria econômica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192921. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2921. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A economia comportamental é a combinação entre economia e psicologia que estuda os mercados nos quais os agentes apresentam limitações humanas. Essa área se mostra cada vez mais útil na compreensão de como e porque os agentes agem, para além da idealização do homus economicus. A neurociência tem auxiliado de forma extensiva, com o estudo combinado das duas áreas, em especial quanto à influência e efeitos da empatia e do altruísmo nos seres humanos. O objetivo do trabalho é explorar os possíveis efeitos desses dois conceitos para a tomada de decisão dos agentes e a intensidade desses efeitos nos agentes com características distintas e em diferentes situações. Daniel Batson e Tecia Moran colocam o conceito de empatia como a resposta emocional orientada ao outro. Para alguns autores, o altruísmo pode ser motivado por meio da empatia e isso pode alterar o processo de tomada de decisão dos indivíduos. Porém, nem todos os autores tratam da empatia a partir da mesma definição. A empatia e o altruísmo apresentam um papel central na tomada de decisão dos agentes dentro da economia, visto que que os seres humanos são seres sociais e apresentam uma grande necessidade de se sentir pertencentes a um grupo. A área de economia comportamental, em conjunto com a neurociência tem estudado cada vez mais essa quesão e comprovado a sua centralidade, nos permitindo explorar de forma cada vez mais realista o processo de tomada de decisão.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192921
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Referências

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