Monitoramento da integração regional supranacional na América do Sul
PDF

Palavras-chave

América do Sul
Integração regional
CAN/Celac/Mercosul e Unasul

Como Citar

SILVA, Clayton da; VITTE, Claudete. Monitoramento da integração regional supranacional na América do Sul: principais agentes e mecanismos de tomada de decisões no Mercosul, Comunidade Andina de Nações, Unasul e Celac. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192882. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2882. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Inserida nos estudos sobre processos de integração na América do Sul, esta pesquisa visou contribuir na discussão sobre avanços e constrangimentos na institucionalidade de quatro organizações: Mercosul (Mercado Comum do Sul), CAN (Comunidade Andina de Nações), Unasul (União das Nações Sul-Americanas) e a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Objetivou-se investigar em cada organização os principais temas tratados nas agendas de trabalho, os mecanismos de tomada de decisões e os principais agentes envolvidos, seus interesses e suas relações políticas, por meio da análise dos Tratados Constitutivos e outros documentos dessas organizações, além de falas e discursos de representantes e autoridades na mídia escrita (jornais, sítios eletrônicos e revistas, além de artigos científicos e livros). Os resultados apontaram para forte desintegração regional em período recente na CAN e na Celac, no iminente desaparecimento da Unasul e uma situação instável no Mercosul, ora fortemente desacreditado, ora fortalecido, como com o acordo com a União Europeia, de resultados imprevisíveis. Como resultado, espera-se ter auxiliado na compreensão da formação e no monitoramento da integração regional latino-americano.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192882
PDF

Referências

DESIDERÁ NETTO, Walter Antônio. O Brasil e o Mercosul no governo Dilma (2011-2016). CRIES. Anuário de Integración n. 14, 2017.
COSTA, Wanderley Messias; VASCONCELOS, Daniel Bruno (orgs.). Geografia e geopolítica da América do Sul: integrações e conflitos - Crise da integração e tendências geopolíticas na América do Sul /). -- São Paulo: FFLCH/USP, 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.