Acessibilidade ao jurídico-político pelos surdos
PDF

Palavras-chave

Acessibilidade
Política
Surdos

Como Citar

RIBEIRO, Bruna; LINS, Heloisa. Acessibilidade ao jurídico-político pelos surdos: desafios do ativismo na política brasileira. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192876. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2876. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A acessibilidade para os surdos no cenário jurídico-político é o objeto da pesquisa em questão que propôs observar e mapear acontecimentos políticos como o julgamento de habeas corpus do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o discurso da primeira dama, Michele Bolsonaro, em Libras, na tentativa de compreender algumas tendências sobre a participação política dos sujeitos surdos nesse território. Para tanto, foram observadas algumas postagens - com matérias e vídeos - encontradas em mídias sociais, protagonizadas pela comunidade surda nos períodos acima mencionados e realizado um levantamento de pesquisas acerca do tema. Os principais resultados dessa cartografia foram: escassez de pesquisas acadêmicas que envolvam o ativismo surdo na política ( 08 pesquisas encontradas), deficiência nos órgãos responsáveis na divulgação de informações para a comunidade surda e falta de acessibilidade nos meios televisivos (como janela em Libras e closed caption nos programas que se propõem a debater questões políticas e notificar fatos nesse âmbito). Foram encontrados programas com tradução para Libras: a) na TV Cultura, o Jornal da cultura; b) na TV Brasil, o programa Repórter Visual, c) na TV INES, o jornal Primeira mão. Em função dessa lacuna no acesso institucional à informação e comunicação para a comunidade surda, foram encontrados vários canais no YouTube como: Visurdo, TV CES e Leo Viturinno.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192876
PDF

Referências

HONNETH, A., Luta por reconhecimento - a gramática moral dos conflitos sociais. Editora 34, São Paulo,2003.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.