Ayahuasca e redução do tabagismo
PDF

Palavras-chave

Ayahuasca
Tabagismo
Redução.

Como Citar

MASSARENTTI, Carolina Marcolino; TOFOLI, Luis Fernando Farah de; MAIA, Lucas de Oliveira; BUENO, Dimitri Daldegan. Ayahuasca e redução do tabagismo: um estudo exploratório. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018286. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/286. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A Ayahuasca é um psicodélico utilizado em um contexto ritualístico e por religiões sincréticas brasileiras. Os usuários relatam experiências como aparecimento de imagens visuais com olhos fechados, indução de um estado de introspecção e reflexão, indução de memórias, desencadeamento de emoções intensas, insights sobre preocupações pessoais e cura de males físicos e psicológico. Neste contexto, a ayahuasca demonstra-se como um recurso terapêutico que pode auxiliar na redução/cessação de dependências químicas, como o tabagismo. Este estudo buscou analisar experiências em relação à redução ou cessação do tabagismo após o uso de ayahuasca, apurando possíveis fatores que levaram à mudança observada pelos usuários. Avaliou-se também o padrão de uso de cigarros antes e após o uso de ayahuasca e a intensidade da experiência com ayahuasca segundo relato do participante. Por meio de um questionário online foram colhidas informações a respeito de pessoas que reduziram ou cessaram o uso de cigarros após experiência (s) com ayahuasca. Dos 451 participantes, 78% (351) diz não fumar atualmente. Oitenta e nove por cento (400) dos participantes afirmaram ter ido à sessão/cerimônia com ayahuasca sem a intenção específica de parar com o cigarro. A maioria relata que o que motivou sua participação na sessão/cerimônia foi a busca pelo autoconhecimento, questões espirituais, cura e curiosidade, sendo que a redução/cessação do tabagismo foi uma consequência.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018286
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.