Acesso à informação no governo municipal
PDF

Palavras-chave

Transparência
Participação pública
Acesso à informação

Como Citar

MILANEZ, Luana; ROMAO, Wagner. Acesso à informação no governo municipal: transparência das informações dos municípios da Região Metropolitana de Campinas/SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192857. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2857. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Com a Constituição Federal de 1988 nasce a preocupação do governo com o acesso à informação, mas é em 2011 que é criada a Lei de Acesso à Informação que abrange os governos federais, estaduais e municipais. É a partir dessa lei que esse trabalho se dedicou a elaborar indicadores de transparência, aprimorando-os com a inspiração dos indicadores utilizados pelo Observatório Cidadão de Piracicaba. Com vinte e cinco indicadores de transparência, foi possível avaliar os Portais de Acesso à informação, tanto das Prefeituras Municipais, quanto das Câmaras de Vereadores de cada uma das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A partir dos dados levantados foi possível fazer uma pontuação para cada cidade da RMC, obedecendo à seguinte forma de pontuação para cada indicador: 0 – Não contém a informação; 1 – Contém poucas informações; 2 – Contém informações quase suficientes e 3 – Contém informações. Com essa avaliação foi possível criar um Ranking de Transparência da RMC, em que se destacam duas informações: os primeiros lugares dos dois rankings são ocupados por Cosmópolis e Indaiatuba e algumas cidades apresentaram uma grande distância de colocação entre os dois rankings. Observamos que os portais de acesso à informação desses municípios geralmente possuem boas informações e devidamente atualizadas. Contudo, também foi notado que alguns portais deixavam a aplicação os indicadores de transparência muito difícil, tendo em vista que estavam extremamente desorganizados.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192857
PDF

Referências

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal. Brasília, 2011.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.