Efeito da dose-resposta do ácido cítrico sobre o titânio
PDF

Palavras-chave

Titânio
Implantes dentários
Corrosão

Como Citar

PIRES, Julia; BARAO, Valentim; CORDEIRO, Jairo; SOUZA, João; LIMA, Carolina. Efeito da dose-resposta do ácido cítrico sobre o titânio: propriedades superficiais, eletroquímicas e antimicrobianas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192848. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2848. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi testar a dose-resposta do acido cítrico em biofilme de Streptococcus sanguinis, bem como seu efeito nas propriedades superfíciais, eletroquímicas e antimicrobianas do material a partir de sua aplicação química (imersão) e mecânica. Quatro concentrações de ácido cítrico (1%, 10%, 20% e 40%) foram preparadas. Dois meios de aplicação foram realizados: imersão e fricção com um swab de algodão embebido em ácido cítrico. Como grupo controle, os discos foram imersos e friccionados com solução de NaCl 0,9%. O tratamento durou 8 minutos para todos os grupos. Biofilme composto por Streptococcus sanguinis foi formado na superfície dos discos. Foram quantificadas as unidades formadoras de colônia (log UFC) e a análise estrutural do biofilme foi realizada através da microscopia eletrônica de varredura (MEV). A caracterização da superfície dos discos após os tratamentos foi realizada por microscopia confocal á laser, perfilometria e molhabilidade. Ensaios eletroquímicos foram realizados em saliva artificial (pH 6,5) para avaliar o efeito dos tratamentos na cinética de corrosão do material.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192848
PDF

Referências

BARÃO, V. A. R. et al. Stability of cp-Ti and Ti-6Al-4V alloy for dental implants as afunction of saliva pH - an electrochemical study. Clinical Oral Implants Research, v.23, n. 9, p. 1055–1062, set. 2012.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.