Do visível ao invisível
PDF

Palavras-chave

Dispositivos de engajamento
Mídias
Católicas pelo direito de decidir

Como Citar

SANTOS, Giovanna dos; TONIOL, Rodrigo. Do visível ao invisível: a produção de engajamento na ONG Católicas pelo Direito de Decidir. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192843. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2843. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa de iniciação científica teve como objetivo acompanhar e analisar o grupo ativista católico e feminista de Católicas pelo Direito de Decidir (CDD) privilegiando os materiais encontrados ao longo da pesquisa de campo. Tal trabalho se trata do desdobramento da pesquisa anterior, iniciada em agosto de 2017. Para realização da pesquisa participei dos eventos públicos e reuniões particulares que organizaram, e adentrei suas relações com as mídias. Particularmente, optei por entender como a equipe de omunicação da ONG desempenhou um papel fundamental para que a organização se mantivesse ativa publicamente. A literatura em que me baseei é específica das áreas de gênero, religião, antropologia das materialidades, e também de áreas da mídia e midialogia. Procurei, desta forma, avançar em questões como os processos de engajamento e captação de interesse, de formação de sujeitos políticos, e também nas diferentes formas em que o grupo se constitui e é constituído, simultaneamente, por uma série de relações de aliança, disputa, e confronto, mostrando assim, que Católicas está inserida numa rede ampla de atores e afetos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192843
PDF

Referências

MEYER, Birgit. Picturing the Invisible: Visual culture and the study of religion. In: Method and theory in the study of religion 27, 333-360, 2015

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.