Dinâmica geográfica da rizicultura brasileira no período da agricultura científica globalizada
PDF

Palavras-chave

Arroz
Território brasileiro
Agricultura globalizada

Como Citar

AGOSTINHO, Luís; CASTILLO, Ricardo. Dinâmica geográfica da rizicultura brasileira no período da agricultura científica globalizada . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192842. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2842. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este projeto de iniciação científica busca realizar um levantamento acerca da distribuição espacial das lavouras de arroz no território brasileiro a partir da década de 1990, quando se observa o início de mudanças drásticas na relação entre área plantada e quantidade produzida. Para isso, foram construídos mapas temáticos nas escalas do território e das regiões produtivas agrícolas identificadas e discutidos os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e da manipulação do banco de dados da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE. O que se constatou foi a concentração da produção brasileira de arroz na região Sul do país e o desenvolvimento de cultivares cada vez mais rentáveis e tenológicas. O arroz é um cereal de grande importância para a segurança alimentar da população humana e comprender o papel do Brasil como o único país fora do continente asiático a contribuir com um dos dez maiores valores em quantidade produzida é um importante exercício de reflexão para o território brasileiro.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192842
PDF

Referências

BARATA, Tiago Sarmento. Caracterização do consumo de arroz no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, XLIII. 2005
CONAB. A cultura do arroz. Brasília: Conab, 2015.
ELIAS, Denise. Agronegócio e novas regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 13, n. 2, 2011.
FAO. FAOSTAT. 2015
IBGE. Pesquisa Agrícola Municipal. 2017
MENDEZ DEL VILLAR, Patricio; FERREIRA, Carlos Magri. Dinâmicas territoriais do arroz de terras altas na região Centro-Oeste do Brasil. Cadernos de Ciência e Tecnologia, v. 22, n. 1, p. 97-107, 2005.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.