Estratégias educativas para promoção da saúde da criança
PDF

Palavras-chave

Educação em saúde
Promoção à saúde
Pré-escolar

Como Citar

BRANCO, Larissa; SANTOS, Debora. Estratégias educativas para promoção da saúde da criança: revisão integrativa da literatura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192841. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2841. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Analisar a produção científica que utilizam estratégias educativas com crianças pré-escolares visando a promoção da saúde. Método: revisão integrativa, que responda a questão norteadora “Quais as estratégias pedagógicas utilizadas em ambientes escolares com crianças pré-escolares para a promoção em saúde?”. Para a seleção dos estudos, utilizou-se as bases de dados PubMed, LILACS e SciElo. Incluídos apenas artigos científicos com resumos nos idiomas inglês, espanhol e português publicados nos últimos 5 anos. Resultados: Dentre os 1310 artigos encontrados foram selecionados 26 artigos, nas bases de dados. Foram encontrados 13 estratégias educativas em saúde abordando os temas: Atividade Física, Alimentação saudável, Saúde bucal, Sustentabilidade, Consciência corporal/Educação Postural e Saúde Mental. Conclusão: O enfermeiro tem papel crucial na promoção da saúde da criança e prevenção de agravos nas creches e pré-escolas. Com isso, é necessário buscar promover, pesquisar e avaliar as estratégias educativas de educação em saúde para a adoção de hábitos de vida saudáveis desde a préescola.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192841
PDF

Referências

Dallabona SR, Mendes SMS. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, [S.L], v. 1, n. 4, p. 107-112, mar. 20.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.